FRASE DA SEMANA: [Quote of the Week:]
"Liturgias, antigas ou modernas, escritas ou não, são uma ferramenta humana para manter as engrenagens religiosas rodando, reproduzindo o costumeiro, ao invés de exercitar a fé na presença imediata e operação do Espírito."
Arthur Willis

Características de uma Igreja Orgânica

Embora não seja fácil descrever com exatidão o que seja uma igreja orgânica para alguém que não seja membro de uma, existem certas características que as distinguem. São elas:

A forma da igreja

A forma de uma igreja orgânica expressa a própria vida da igreja — tal como a forma do corpo humano expressa a vida do homem. As igrejas orgânicas não surgem a partir de estatutos, cargos e/ou de clérigos. Surgem de relacionamentos entre pessoas que amam a Jesus Cristo.

O clero

Não há clero nem ministro profissional nas igrejas orgânicas. Elas não reconhecem uma classe separada de clérigos para energizar os “leigos”. Nenhum cristão é leigo. Cristo energiza a todos e cada um energiza o outro.

A participação dos membros nas reuniões da igreja

As igrejas orgânicas permitem e encorajam todos os cristãos a funcionarem ativamente nas reuniões da igreja. Não apenas os “ministros” atuam privilegiadamente nos cultos. Todos os membros são sacerdotes ativos.

A idéia e visão de igreja

As pessoas nas igrejas orgânicas não associam “igreja” a um edifício-templo. Elas não vão à igreja – elas, juntas, são a igreja. Isto não é apenas uma teologia. Os membros experimentam isto de fato.

Os locais de reuniões

As reuniões ocorrem principalmente nos lares dos seus membros. Porém, onde estiverem dois ou três em nome de Jesus, ali é um local de reunião da igreja. Há também reuniões maiores com várias igrejas orgânicas juntas em outros locais maiores (sítios, auditórios etc.).

O que une a igreja

Os membros estão unidos unicamente em função de Cristo nas igrejas orgânicas. Não em função de um conjunto de tradições ou doutrinas.

O que sustenta a igreja

As igrejas orgânicas são sustentadas por relacionamentos construídos em Jesus Cristo. Não dependem de um prédio. Não há salário de clérigos. Os recursos financeiros são gastos com os pobres (principalmente os “entre vocês”) e na obra missionária.

O crescimento

Uma igreja orgânica cresce naturalmente por atrair pessoas. Não faz campanhas evangelísticas, embora seus membros evangelizem individualmente ou em pequenos grupos de dois ou três. Quando o número de pessoas se torna grande demais para caber num lar, elas simplesmente se dividem em duas. Esse tipo de crescimento é o mesmo observado em organismos vivos — suas células se multiplicam.

O foco principal

O foco de uma igreja orgânica está em possuir Jesus Cristo corporativamente, em uma comunidade face a face. Tudo mais surge a partir disto. Não está preocupada com a frequencia aos cultos, ou com os prédios da igreja, nem com orçamentos (elas não possuem os dois últimos).

O calendário anual

As igrejas orgânicas passam naturalmente pelas estações do ano. Não estão ligadas a calendários rituais.

Os dons espirituais

Nas igrejas orgânicas, os dons não são vistos como ofícios, mas sim como funções. Eles emergem naturalmente e organicamente, com o tempo. Eles crescem “do solo”, e as pessoas que recebem os dons de Deus não são intituladas, nem recebem mandatos.

O relacionamento entre os membros

Em uma igreja orgânica existe uma comunidade fortemente unida. Os membros são como uma família uns para os outros. Eles vivem uma vida compartilhada em Cristo. Eles se conhecem profundamente, compartilham refeições e não se veem apenas nos cultos da igreja.

A liderança

A liderança surge a partir do corpo. Plantadores de igreja equipam os santos no início da igreja, e presbíteros (quando surgem) supervisionam a igreja juntos.

A tomada de decisões

As decisões são tomadas por todos, em consenso. Não somente pelos ordenados ou por um conselho de ministros.

Os pastores

Pode existir mais de um pastor em cada igreja. Os pastores, nas igrejas orgânicas, são aqueles membros que possuem dons de pastoreio e cuidam do rebanho. Não são ordenados, mas reconhecidos pelo seu amor, integridade, sabedoria e conhecimento bíblico.
Fonte: Igreja Orgânica.

4 comentários:

} }; var hasMore = function() { return !!cursor; }; var getMeta = function(key, comment) { if ('iswriter' == key) { var matches = !!comment.author && comment.author.name == config.authorName && comment.author.profileUrl == config.authorUrl; return matches ? 'true' : ''; } else if ('deletelink' == key) { return config.baseUri + '/delete-comment.g?blogID=' + config.blogId + '&postID=' + comment.id; } else if ('deleteclass' == key) { return comment.deleteclass; } return ''; }; var replybox = null; var replyUrlParts = null; var replyParent = undefined; var onReply = function(commentId, domId) { if (replybox == null) { // lazily cache replybox, and adjust to suit this style: replybox = document.getElementById('comment-editor'); if (replybox != null) { replybox.height = '250px'; replybox.style.display = 'block'; replyUrlParts = replybox.src.split('#'); } } if (replybox && (commentId !== replyParent)) { document.getElementById(domId).insertBefore(replybox, null); replybox.src = replyUrlParts[0] + (commentId ? '&parentID=' + commentId : '') + '#' + replyUrlParts[1]; replyParent = commentId; } }; var hash = (window.location.hash || '#').substring(1); var startThread, targetComment; if (/^comment-form_/.test(hash)) { startThread = hash.substring('comment-form_'.length); } else if (/^c[0-9]+$/.test(hash)) { targetComment = hash.substring(1); } // Configure commenting API: var configJso = { 'maxDepth': config.maxThreadDepth }; var provider = { 'id': config.postId, 'data': items, 'loadNext': paginator, 'hasMore': hasMore, 'getMeta': getMeta, 'onReply': onReply, 'rendered': true, 'initComment': targetComment, 'initReplyThread': startThread, 'config': configJso, 'messages': msgs }; var render = function() { if (window.goog && window.goog.comments) { var holder = document.getElementById('comment-holder'); window.goog.comments.render(holder, provider); } }; // render now, or queue to render when library loads: if (window.goog && window.goog.comments) { render(); } else { window.goog = window.goog || {}; window.goog.comments = window.goog.comments || {}; window.goog.comments.loadQueue = window.goog.comments.loadQueue || []; window.goog.comments.loadQueue.push(render); } })(); // ]]>
  1. Acredito ser muito bom tudo isso, só me pergunto, onde fica os ensinos dos apostolos, como por exemplo, "quando muito falem dois ou três", " a cobertura da mulher quando ora", "partir o pão, para anunciar a morte do Senhor a cada primeiro dia da semana", bem, essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas pela Bíblia e não pelos achometros que temos por a´. Mas quero dizer que aceito todos os irmãos como filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amado do Eterno Senhor Jesus, o Cristo;

    Acredito que o Amado ainda não tenha tomado total Conhecimento acerca dos Irmãos, porém Creio que estamos sim num mesmo espírito, pois o presente Artigo não trata de Todas as "Características" de uma Igreja Simples.
    Vejamos abaixo uma explanação à Respeito de suas Dúvidas:

    "QUANDO MUITO FALEM DOIS OU TRÊS"
    Apesar de sermos Desprovidos de Usos e Costumes, Tradições Doutrinas Estereotipadas e semelhantes(Somos Informais), existe o Ensino Oral realizado pelos que são Chamados pelo Senhor para tal e Julgado pelos demais.
    O Texto limita-se às Línguas Estranhas e à Profecia(1CO 14:27,29), entendendo-se subsequentemente que o mesmo se aplique aos demais Dons Espirituais(Humildemente digo não tenho Certeza) e procuramos estar sempre em acordo com este.
    Acredito que sua Dúvida seja pelo fato de "Todos Participarem Ativamente nas Reuniões" citado pelo Artigo. Sim, os Grupos são Pequenos e cabem dentro de uma Casa, portanto o número de Participantes é também pequeno e nem todos "Falam", pois existem diferentes Dons Espirituais no qual também há Participação.

    "A COBERTURA DA MULHER QUANDO ORA"
    Temos em Consenso que Doutrinas não Resolvidas na Pós-Modernidade não seja motivo de Divisões/Facções(Sectarismo) entre nós como foi duramente repreendido por Paulo na Igreja em Corinto(1CO 1:11-13) e existe atualmente no Denominacionalismo.
    "...suportando-vos uns aos outros em amor" EF 4:2b
    Guardamos a Unidade no que tange Doutrinas Básicas e Fundamentais e não ainda em Doutrinas Auxiliares. Portanto temos entre nós irmãs com Véu e irmãs sem Véu(ver "FOTOS" > "IRMÃOS RIO DE JANEIRO")

    "PARTIR O PÃO..."
    Realizamos a Ceia do Senhor Semanalmente aos Domingos


    Esperamos que tenhamos ajudado ao Irmão.
    Em caso de demais Dúvidas, entre em Contato Conosco que termos o maior prazer em esclarecer-te à respeito da mesma. Porém lembro-te antecipadamente que não possuímos Declarações de Fé ou Estatutos, somos Desinstitucionalizados e Informais.

    Paz e Graça vos sejam Multiplicados!

    Ir. Leandro Poubel
    Ad de "A New WineSkin"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leandro, com certeza o Senhor irá nos revelando conforme sua vontade através do Espiríto Santo.
      Também reuno em um pequeno grupo em uma casa em trono de 10 pessoas.
      E assim como você estamos em busca de toda a verdade, e o "suportar uns aos outros" tem nos ajudado a caminhar até aqui.
      Mais uma pequena coisa, talvez seja interessante você estudar mais sobre o apostolo dos gentios, pois a ele foi revelado a verdade sobre a igreja.
      Um grande abraço e continuemos buscando o Senhor.

      Excluir
    2. Sim, Agradecidos pela Exortação!
      Se Houver em sua Página Artigos relacionados ao mesmo ficaríamos contentes ao Retribuí-lo.

      A Paz do Eterno seja convosco!

      Ir. Leandro Poubel
      Ad de "A New WineSkin"

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...